UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO

 

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

ESPECIALIZAÇÃO EM NEGOCIAÇÃO COLETIVA

PPGA/EA/UFRGS e SRH - Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão

 

23/06/09

Segunda Lista de Suplentes Chamados: clique aqui

 

12/06/09

Primeira lista de suplentes chamados: clique aqui

- Mensagem aos alunos suplentes -

 

02/06/09

2ªlista de selecionados: clique aqui

- Mensagem aos alunos selecionados -

- Obs: existe uma lista de suplentes. Caso haja desistências, outros candidatos classificados poderão ser chamados a partir de 10/06/2009 para ingresso imediato no curso.

 

21/05/09

Aviso: Caros(as) alunos(as), Primeiramente gostaríamos de ressaltar que os alunos listados na RELAÇÃO 01 já estão matriculados e NÃO PRECISAM ENVIAR NOVAMENTE documentação alguma para a EA/UFRGS. São eles:


RELAÇÃO 01 (clique aqui): alunos (as) com MATRÍCULA JÁ EFETIVADA, com documentação completa.

 

Há outro grupo de alunos que estão APTOS A INICIAR O CURSO, no entanto, possuem ITENS PENDENTES em sua documentação (RELAÇÃO 02). Neste momento, estes alunos não devem se preocupar com o envio imediato de qualquer documentação. Em momento oportuno, a gerência comunicará a cada aluno qual deve ser o procedimento para remeter a documentação restante para conclusão de seu processo de registro na UFRGS.

 

RELAÇÃO 02 (clique aqui): alunos (as) com MATRÍCULA JÁ EFETIVADA, com pendências de documentação. Será concedido um prazo, após iniciado o curso, para envio dos itens restantes. Aguardem contato da gerência.

 

- Atenção: esclarecemos que a reabertura das inscrições do Curso de Especialização em Negociação Coletiva é direcionada para NOVOS SERVIDORES INTERESSADOS EM PARTICIPAR DO CURSO. Assim, os alunos já selecionados e inscritos (Ver RELAÇÕES 01 E 02) NÃO PRECISAM se inscrever novamente.

 

20/05/09

Aviso: REABERTAS AS INCRIÇÕES PARA O CURSO.

Informamos que devido ao fato de diversos selecionados não terem enviado a documentação para a efetivação da matrícula no curso e diante da expectativa de contar com o maior número possível de participantes estão reabertas as incrições para o curso no período de 18 a 28 de maio.

As inscrições serão realizadas através do link ao final desta página e seguem os mesmos critérios da primeira seleção. Os selecionados nesta nova etapa receberão correspondência eletrônica confirmando a seleção e solicitando o imediato envio da documentação visando à efetivação da matrícula. Salientamos que por se tratar de um curso de especialização é imprescindível a apresentação do diploma de graduação e do histórico escolar para a efetivação da matrícula.
- As aulas do curso iniciam, provavelmente, em 16 de junho de 2009.

 

15/05/09

Aviso: Prezado aluno(a),

Informamos que devido ao atraso no envio da documentação para a efetivação das matrículas no curso e diante da expectativa de contar com o maior número possível de participantes, o início das aulas, previsto outrora para o dia 18 de maio, fica adiado.

O início do curso, muito provavelmente, ocorrerá em 16 de junho, tendo como abertura a disciplina do Prof. Luis Roque Klering.
- na próxima segunda-feira (18/05/2009) será publicado nesta página duas listas:

  • lista contendo os nomes dos alunos com MATRÍCULA JÁ EFETIVADA;
  • lista indicando os alunos ainda com DOCUMENTAÇÃO PENDENTE para a efetivação das matrículas.

- Em caso de dúvida contate Fernanda Rossato (forossato@ea.ufrgs.br) ou Sabrina Borille (sborille@ea.ufrgs.br) ou ligue (51) 3308-3869, das 8hs às 12hs e das 13hs às 19hs.

 

27/04/09

Aviso: Prezado aluno(a),

Estamos disponibilizando as perguntas mais frequentes relacionadas ao curso de especialização em Negociação Coletiva. Além disso, solicitamos o preenchimento obrigatório do formulário que analisará o perfil dos alunos matriculados no curso. Este deverá ser encaminhado até o dia 12 de maio de 2009 - atentem para o preenchimento das duas páginas e salvem após a finalização.
- prorrogada a data de entrega dos documentos para a matrícula até o dia 06/05/2009


22/04/09

lista de selecionados: clique aqui

- Mensagem aos alunos selecionados -

 

13/04/09

Comunicado: devido ao elevado número de inscritos o processo de seleção se prolongará até o final desta semana. Portanto, os resultados devem ser divulgados no início da próxima semana.

Aviso: Caso selecionado, observar a documentação e termos de compromisso (ao final desta página) a serem enviados por correio devidamente assinados.

APRESENTAÇÃO DO CURSO

O Curso de Especialização em Negociação Coletiva – modalidade a distância, uma iniciativa da Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, e realização em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul. As inscrições do curso estarão abertas até o dia 31 de Março, exclusivamente, on-line no site da Universidade.

PÚBLICO ALVO

Servidores Públicos Federais do Poder Executivo que já exercem atividades gerenciais, em nível estratégico e em nível operacional, ou que estão sendo preparados e encaminhados para funções desta natureza.

OBJETIVOS DO CURSO

A questão das relações de trabalho no setor público tem sofrido transformações profundas nos últimos anos, principalmente, em decorrência de política de governo que estabeleceu processo sistemático de democratização das relações de trabalho na administração pública federal, com a instituição de mesas de negociação com o conjunto dos representantes das entidades sindicais dos servidores públicos.

Esta nova dinâmica apontou a necessidade de estabelecimento jurídico-formal com a definição do marco regulatório adequado à institucionalização da negociação na administração pública federal. Em relação a definição do marco regulatório da negociação coletiva no serviço público busca-se instituir os requisitos políticos e legais necessários a estabelecer no país a obrigatoriedade do Estado de negociar com seus servidores e, conseqüentemente, discutir a regulamentação dos eventuais conflitos decorrentes. O Governo federal criou, em meados de 2007, um Grupo de Trabalho (GT) sobre Negociação Coletiva, com a participação, de um lado, do Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão e, de outro, da chamada Bancada Sindical, representativa, esta, dos servidores públicos federais.

Fruto dos trabalhos do GT de Negociação Coletiva várias iniciativas estão em andamento:

•  O envio, pelo Governo, da Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho ao Congresso Nacional, no qual vem tramitando, com obtenção de pareceres favoráveis, até o momento; e

•  A elaboração de três projetos de lei, aos quais será dado formato final muito em breve, para envio ao Congresso Nacional: um Projeto de Emenda Constitucional, prevendo a obrigação do Estado de negociar com seus servidores; um Projeto de Lei Complementar, regulamentando as diretrizes básicas da negociação coletiva entre entidades sindicais do setor público e a administração pública, entendida esta como a relativa às esferas federal, estadual e municipal; e um Projeto de Lei Ordinário, regulamentando a negociação coletiva de trabalho no setor público federal e criando o Sistema Federal de Negociação Permanente – SINP/FEDERAL, do qual constarão as Mesas de Negociação.

São objetivos desta especialização c ontribuir para o processo de institucionalização da negociação coletiva na Administração Pública Brasileira, fomentando uma mudança de cultura no âmbito das relações de trabalho nas organizações públicas brasileiras, criando uma massa crítica de servidores públicos federais – da administração direta, autárquica e fundacional – capazes de atuar nos processos de negociação coletiva no setor público .

FORMATO GERAL DO CURSO

•  Carga-horária: 405 horas, destinado a capacitar 600 servidores públicos.

CRONOGRAMA

Inscrições

15/01/2009 - 31/03/2009

Seleção

 

Matrícula

 

Módulo I

01/05/2009 - 15/07/2009

Módulo II

16/07/2009 - 15/12/2009

Férias

16/12/2009 - 31/01/2010

Módulo III

01/02/2010 - 31/03/2010

Módulo IV

01/04/2010 - 31/07/2010

PROCESSO SELETIVO e REQUISITOS PARA MATRÍCULA

Os candidatos serão servidores de órgãos federais, que:

A aprovação e classificação do candidato no processo seletivo se dará em função da análise dos seguintes documentos:

Os selecionados para o curso receberão a confirmação por correspondência eletrônica, informando o cronograma e os procedimentos para a matrícula. Para efetivação de matrícula, será solicitada apresentação de termo de compromisso de participação integral no curso e termo de apoio à participação no curso, por parte da chefia imediata. Juntar, ainda, a documentação exigida:

·         Cópia da Ficha de Inscrição;

·         Cópia da Carteira de Identidade (frente e verso);

·         Cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF), também referido por CIC (Cadastro de Identificação do Contribuinte);

·         Cópia autenticada do diploma de graduação;

ou cópia autenticada da declaração de colação de grau  (somente para os que não tiverem como apresentar, de imediato, o diploma de graduação). Neste caso, o diploma deverá ser apresentado até 6 (seis) meses após iniciar o curso, sob pena de, em não sendo apresentado, ser cancelada a matrícula;

·         Cópia autenticada do Histórico da Graduação;

·         Termo de autorização da chefia imediata;

·         Termo de compromisso e responsabilidade.

 

A documentação dos alunos selecionados deve ser enviados para a Escola de Administração da UFRGS, por Sedex, para a Rua Washington Luiz, 855, Centro. CEP: 90010-460. Porto Alegre/ Rio Grande do Sul (Setor EAD – Negociação Coletiva).

 

Inscrições Encerradas | Imprimir Ficha de Matrícula